segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SURDEZ EM GATOS BRANCOS

Os gatos brancos de olhos azuis ou que apresentam olhos ímpares (uma íris de cada cor- um olho azul e outro amarelo) são gatos que apresentam uma predisposição genética para surdez congênita. Alguns gatos brancos podem sofrer de surdez congênita causada por uma degeneração do ouvido interno . Esta condição está associada com olhos de cor azul  . Em gatos brancos com olhos ímpares ( Odd eyed cats), verificou-se que a surdez é mais susceptível de afectar o ouvido do lado de olhos azuis.  Os gatos brancos podem ter olhos de coloração azul, dourado, verde ou cobre ou ainda olhos  impares.
Num estudo de gatos brancos com diferentes graus de deficiência auditiva 1997, 72% dos animais foram considerados totalmente surdos. Constatou-se que o órgão de Corti  ( órgão de Corti ou "órgão espiral", é encontrado apenas em mamíferos, é parte da cóclea do ouvido interno e é fornecido com células ciliadas ou células sensoriais auditivas. Ele evoluiu a partir da papila basilar encontrada em todos os tetrápodes, com exceção de algumas espécies derivadas que a perderam). sofreu uma  degeneração dentro das primeiras semanas após o nascimento,causando uma surdez progressiva e sugerindo que estes animais nunca tinha experimentado todas as sensações auditivas. Verificou-se que alguns meses depois de o órgão de Corti tinha degenerado, o gânglio espiral também começou a degenerar. 

Genética 

O gene que faz com que um gato tenha a pelagem inteiramente branca é um gene dominante de mascaramento. Como resultado, o gato tem uma cor genética de revestimento de base e padrão ou seja o aspécto da pelagem (fenótipo) é branco mas o genótipo é por exemplo vermelho e este indivíduo poderá gerar filhotes de cor vermelha além de filhotes brancos. Quando o gene branco dominante está presente, no entanto, este padrão não será expresso. Um gato que é homozigoto (WW) ou heterozigotos (Ww) para este gene terá uma pelagem branca, apesar do padrão / cor básica. Um gato que não tem esse gene dominante mascaramento (ww) vai apresentar uma cor da pelagem / padrão. É, contudo, possível ter um gato com um revestimento branco, naturalmente sem este gene, como uma forma extrema de manchas brancas , embora isto seja raro - alguma pequena mancha não branca geralmente continua (se apenas durante a idade de filhote). Um filhote branco obrigatoriamente tem um ou os dois pais brancos. E a incidência de filhotes brancos de olhos azuis ou olhos ímpares surdos aumenta significativamente se os dois pais forem brancos. e o padrão de revestimento subjacente é de um gato ponteado (também referido como um padrão de siameses), os olhos azuis podem ser provenientes da genética do gene ponteado. Um equívoco comum é de que todos os gatos brancos de olhos azuis são surdos. Não existe tratamento para esta patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário