quarta-feira, 8 de julho de 2009

INTOXICAÇÃO AGUDA POR CARBAMATO ("chumbinho")


miose evidente
posição espástica
O carbamato é um inseticida também conhecido como “chumbinho” utilizado como rodenticida, por se tratar de um produto extremamente perigoso e altamente tóxico é um produto de uso proibido por lei. O carbamato assim como os organofosforados inibe competitivamente a acetilcolinesterase e a pseudocolinesterase , permitindo que a presença continua da acetilcolina mantenha estado constante de estimulação nervosa. A inibição da acetilcolinesterase pelo carbamato tende a ser reversível, sendo que ele é rapidamente absorvido por pele , TGI e inalação. Cinicamente se observam sinais muscarínicos, nicotínicos ou neurológicos, quase sempre uma combinação de sinais é observada. Observa-se principalmente hipotermia, dispnéia, lacrimejamento, salivação, miose, micção e defecação. Os sinais nicotínicos abrangem contração dos músculos da face, tremores, fasciculações musculares generalizadas, em seguida fraqueza e eventualmente paralisia. Os sinais referentes ao sistema nervoso central incluem convulsões , ataques, ataxia, e ansiedade, depressão respiratória central pode acarretar insuficiência respiratória e morte. Depressão ou agressão podem ser observados. O diagnóstico é feito principalmente com base nos sintomas clínicos e no histórico de exposição á toxina, assim como diminuição da colinesterase sanguinea. O tratamento é feito com base no uso de atropina e alivia os sinais muscarinicos . Os sinais nicotínicos podem ser aliviados com o uso de difenidramina e sedativos como o diazepan. A ácidos e é tratada com fluidoterapia e bicarbonato conforme necessário. Emese e lavagem gástrica são indicadas caso a ingestão oral tenha ocorrido (ingerido ou lambendo a toxina do pelame)

9 comentários:

  1. a sequenca das fotos está invertida, sendo que a primeira foto de baixo para cima é do animal em hiperextesão, extremament hipotérmico, em estado de choque, com todos os sinais clássico desta intoxicação, na segunda foto observa-se a miose inensa e na terceira foto após dministração EV de atropina, observa-se normalidade do diametro pupilar.

    ResponderExcluir
  2. e se um gatinho tiver tomado uma substância dessas, o que deve-se fazer? existe algum antídoto? miaaauuu...

    ResponderExcluir
  3. olá, este é um caso de emergência veterinária portanto seu gatinho deverá ser medicado pelo veterinário o mais rápido possível, evite que seu animal saia na rua e fique exposto a este tipo de risco ok?

    ResponderExcluir
  4. Ola,meu gato, um persa de 7 meses, deixou de um dia para o outro de caminhar.Passou a arrastar as patas traseiras,agora uma semana após movimenta as patas da frente mais não consegue nem rastejar.Levei ao veterinario aonde foram realizados varios raios X,porem não houve diagnostico,pois as estruturas estão em perfeito estado.Não sei o que fazer,sera que existe algum diagnostico e tratamento para ele voltar a andar?
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Minha gatinha tem dois meses de vida, como ela estava com muitas pulgas minha mãe passou " MORTEN"(carbamato) nela e á deixou com o produto por dois dias. Hoje ela está passando muito mau, está parecido com a foto acima. Já dei leite e água morna com sal, mas acho que não está resolvendo. Não tenho grana para levá-la em um veterinário. Há algo que eu possa fazer? Estou muito preocucada e com muito dó dela. Será que pode me ajudar? Obrigada!

    Fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  6. Minha gata uma Persa, estava normal eu uma manhã, brincando, comendo, logo após o meio dia, ela tentou vomitar mais não conseguiu, fez coco, mas logo depois começou a ficar meio tonta, não conseguia ficar de pé, começou a espumar, ficou com os olhos vidrados, tentamos dar um remédio para desintoxicação no caso de veneno, tentamos dar leite, água, mas nada ela ingeria, mesmo segurando a cabeça dela, não conseguia engolir pois espumava muito, como aconteceu nesse domingo, ligamos para um veterinário conhecido e ele foi até sua pet para buscar remédio, mas não deu tempo, foi questão de uns 10 min, gostaria muito de saber outras opiniões, pois ele falou que provavelmente seria bola de pelo, mas tenho duvidas de veneno, etc... Será que pode me ajudar?
    Muito obriga!

    ResponderExcluir
  7. Deve ter sido veneno sim, minha gata foi envenenada e passou por esses sintomas, ela ainda esta mau mas vem se recuperando depois que voltou do veterinário.

    ResponderExcluir
  8. O Meu gato não esta se movimentando direito as patas estão meias duras ele mia bem pouco
    e não abre os olhos quase o que eu faço ??

    ResponderExcluir
  9. Acho um absurdo pessoas ficarem pedindo consulta pela internet. Além de falta de classe mostra ignorância, já que o médico veterinário precisa ver seu animalzinho, examiná-lo, fazer testes. Ao invés de ficarem tentando economizar, deveriam levar os pobres dos bichinhos rapidamente. Fiquei horrorizada com os comentários nesse blog...

    ResponderExcluir